Tuesday, June 26, 2007

O livro digital e a escola
Nas bibliotecas escolares actuais há lugar para as duas versões do livro: livro digital e livro impresso. Os livros digitais podem ser úteis porque as novas tecnologias atraem os alunos/utilizadores e dado que o uso privado e aquisição de e-books por parte dos utilizadores de bibliotecas ainda não é uma realidade muito divulgada, a biblioteca pode ter um papel importante na diversidade da oferta, permitindo assim formar utilizadores ao nível da utilização das novas tecnologias.
No entanto, muitas bibliotecas debatem-se com um baixo orçamento para aquisição de material livro e não livro, e provavelmente, nesse caso opta-se por livros.


O livro digital e eu
A existência de e-books é importante porque devemos ter a liberdade de escolher o formato em que queremos ler um livro. Tenho de dizer que prefiro o livro impresso, e por isso a ideia de que o e-book possa substituir o livro impresso assusta-me. Como frequentadora de livrarias e utilizadora de bibliotecas, não me agrada a ideia de ver livros impressos transformados em livros digitais porque o meu prazer de ler passa também pelo prazer de tocar o livro, de o manusear e de o abrir. Gosto de olhar para as capas, gosto da harmonia das folhas ali ordenadinhas e não consigo obter nada disso num livro em formato digital.

O livro digital, a escola e eu
O futuro do livro impresso não está em risco. O livro digital vem só acrescentar mais valor ao livro impresso porque é mais uma forma possível de aceder ao seu conteúdo. E como o conteúdo é o mais importante, acredito na coexistência eterna destes dois meios de divulgação da informação. E mesmo que me digam que há livros digitais que nunca passaram para o papel, não me parece que a quantidade desses exemplares ponha em risco a existência de livros impressos. Vou, portanto, continuar a mostrar aos meus alunos e utilizadores da biblioteca que é importante valorizar a informação, quer ela esteja num livro impresso ou num livro em formato digital.

2 comments:

jo flow said...

A possibilidade de ter alguns meios de consulta de livros em formato digital dá acesso a um universo de livros cada vez maior que se podem aceder gratuitamente pela net por estarem já no domínio público. isso pode eventualmente compensar algum investimento nesse sentido.

Não sei se o livro digital irá alguma vez substituir o de papel, mas se acontecer alguma vez será provavelmente numa geração que já não terá memória dos de papel e há grandes vantagens ambientais em isso acontecer.

Imagino entretanto que será necessário aparecer entretanto aparelhos de baixo custo híbridos que conjuguem a experiência do livro de papel com a flexibilidade do livro electrónico. Vejo por exemplo a possibilidade de se criar um livro que tenha o toque do papel, mas que permita alterar a imagem existente na superfície de cada folha digitalmente.

gostei do post.

Anonymous said...

Well written article.